domingo, 20 de abril de 2008

UMA PARCERIA DE SUCESSO








Educação profissional aproxima jovens do mercado de trabalho



25/06/2007
Telecurso TEC ajuda a suprir carência de cursos técnicos
No Brasil, 36% dos jovens entre 20 e 24 anos concluíram o Ensino Médio, mas apenas 4% alcançaram o Ensino Superior.Esses dados foram levantados em 2004 pelo Projeto Juventude do Instituto da Cidadania e revelam uma imagem preocupante na educação do país. Ao sair das escolas direto para o mercado de trabalho esses estudantes se deparam com um dia-a-dia de dificuldades e a falta de qualificação profissional os distancia ainda mais do sonho de conseguir um emprego.
O Telecurso TEC é uma nova oportunidade para jovens e adultos investirem na sua formação profissional. Atualmente, estima-se que mais de cinco milhões de jovens entre 20 e 24 anos constituem o público potencial da formação técnica e de qualificação profissional, no Brasil. O Estado de São Paulo merece particular destaque neste contexto, uma vez que nele se concentram mais de um milhão destes jovens.
"Graças à sintonia dos parceiros idealizadores desse projeto o Estado de São Paulo vai dar a oportunidade de jovens e adultos participarem de um programa de qualificação e habilitação técnica profissional. No Telecurso TEC, além de desenvolver competências profissionais os cursos levam os alunos a se perceberem como cidadãos e os estimulam a se desenvolverem, também, social e pessoalmente", avaliou Julia Alves, integrante do Núcleo de Coordenação de Ensino a Distância do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS).
Faltam cursos com o objetivo de formar o aluno para atuar no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, falta mão-de-obra qualificada para ingressar imediatamente em vagas disponíveis. Com isso, Nelson Santonieri, Gerente Geral de Teleducação, da Fundação Roberto Marinho, parceira do Estado de São Paulo neste programa, ressalta: "Nossa proposta orienta e dá caminhos para o jovem desenvolver competências básicas e se colocar no mercado de trabalho como mão-de-obra capacitada".
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Brasil tem menos de 700 mil alunos no Ensino Técnico, o que é menos de 7,5% dos que cursaram o Ensino Médio no país (quase 10 milhões). As vagas para nível técnico, em 2005, também chegaram a quase 10 milhões, em 2005.

Este é um espaço para a consulta de informações relacionadas ao processo de participação no Telecurso TEC, desde a realização dos exames presenciais de qualificação até o recebimento dos certificados.
Exames de Qualificação
O Exame do Módulo Básico será realizado em São Paulo, em datas a serem divulgadas neste site e pela imprensa.
Os aprovados neste exame obterão a Qualificação de Profissional Técnica de Nível Médio de Assistente de Planejamento.
A certificação do Telecurso TEC é modular. Para obter a qualificação e a habilitação profissional, conforme o quadro, o aluno precisa ser aprovado em exames presenciais correspondentes a cada módulo do programa.


Nenhum comentário: